São Bento em foco

PF desarticula quadrilha de fraudadores do INSS e prende servidor do Estado

■ Sat, November 9, 2013


A Força Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou a na manhã desta quarta-feira (11), a ‘Operação Falso Chico’, que desarticulou uma quadrilha especializada na obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários, mediante a utilização de documentos falsos.

Estão sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Campina Grande.

Segundo informações da Polícia Federal, durante as investigações, que se iniciaram em meados de 2012, foi verificado que o principal integrante da quadrilha e mentor intelectual das fraudes reside em João Pessoa, mas possui em Campina Grande o seu principal colaborador, responsável, dentre outras coisas, por cooptar pessoas para se apresentarem ao INSS portando os documentos falsos confeccionados pela quadrilha.

A PF identificou a participação de um servidor do Estado, responsável pela coleta e preenchimento de fichas de identificação civil, gerando a falsificação de Carteiras de Identidade do Estado da Paraíba. De posse desses falsos RGs, a quadrilha consegue os demais documentos necessários para a obtenção fraudulenta dos benefícios previdenciários.

Até o presente momento foram identificados 30 benefícios fraudados pela quadrilha ao longo dos últimos 4 anos, que causaram um prejuízo total de R$ 725.250,00 aos cofres públicos.

O nome da Operação é "FALSO CHICO", pois a maioria dos nomes falsos utilizados pela quadrilha iniciavam-se com o nome próprio Francisco.

FONTE: ASCOM