Ainda segundo o instituto, o PIB do terceiro trimestre do ano totalizou R$ 1,716 trilhão

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, o PIB avançou 1,3% no terceiro trimestre deste ano. Ainda segundo o instituto, o PIB do terceiro trimestre do ano totalizou R$ 1,716 trilhão.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni, e o economista Samuel Pessoa trataram sobre o crescimento.

Para Langoni, a tendência de crescimento é “interessante” e traz reflexos na melhora da confiança do consumidor, da indústria e do serviço. “Pela primeira vez o crescimento é mais homogêneo e equilibrado”, disse.

O mesmo é apontado por Pessoa: “esse número de 0,8% sinaliza a recuperação da economia ainda muito lenta, mas que há continuidade”. Para o economista, “a economia caminha para fechar o ano crescendo a 1,5% contra a média do ano passado e se preparando para um ciclo mais longo de crescimento”.

Apesar do encaminhamento da retomada do crescimento do PIB, a expectativa fica para 2019, com o novo Governo posto e os planos do ministro da Economia, Paulo Guedes, em ação. “A única opção para o Brasil voltar a crescer é caminhar para a liberalização que passa pela abertura da economia”, segundo Langoni.

 

Fonte: JOVEM PAN 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here