Segunda, 25 de Maio de 2020 17:16
(83) 9 9602 8302
Paraíba NA PB

UFPB aprova calendário suplementar; matrículas serão remotas de 1º a 3 de junho

A medida vale para calouros e veteranos de cursos de graduação nos quatro campi.

19/05/2020 07h00
Por: São Bento em Foco Fonte: UFPB
UFPB aprova calendário suplementar; matrículas serão remotas de 1º a 3 de junho

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu, nesta segunda-feira (18), ofertar componentes curriculares e extracurriculares em atividades de ensino e de aprendizagem remotas nesta quarentena.

A medida vale para calouros e veteranos de cursos de graduação nos quatro campi. As matrículas serão de 1º a 3 de junho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A carga horária cursada contará para integralização do curso.

A pró-reitora de graduação, professora Ariane Sá, lembra que a matrícula é opcional e, quem decidir se matricular, poderá trancar a atividade até o limite de 50% do curso ofertado. A frequência mínima será de 75% da carga horária de cada curso. “Do mesmo modo que ocorre nas disciplinas presenciais”, reforça a gestora.

As atividades não serão obrigatórias para todos os docentes e discentes e acontecerão entre os dias 8 de junho e 14 de agosto deste ano. Ainda não há previsão de início do semestre letivo 2020.1 para os cursos de graduação, sejam eles na modalidade presencial ou de ensino a distância (EaD). A colação de grau de concluintes está prevista para o período de 17 a 28 de agosto.

De acordo com a reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, a instituição está monitorando os discentes da graduação para verificar as demandas deles em relação ao ensino e à aprendizagem remotamente e, caso seja necessário, irá disponibilizar suportes e meios para que possam realizar as atividades de modo não presencial.

A pró-reitora Ariane Sá destaca ainda que serão ofertadas capacitações para os discentes antes do início e durante a execução do calendário suplementar. “Em breve será divulgado um calendário de oferta de capacitações para discentes e docentes”, adverte a gestora.

Entre as plataformas digitais a serem utilizadas, estão a turma virtual do Sigaa e o Moodle classes da UFPB. Mas também poderão ser utilizados, por exemplo, Google classroom, Canvas, mídias sociais, Whatsapp, Facebook e Instagram, desde que o docente se responsabilize pelo cadastro dos discentes e por alimentar os dados no Sigaa.

Durante a execução do calendário suplementar, serão realizadas pesquisas com os usuários do sistema – docentes, discentes e gestores – para identificar o índice de satisfação e obter subsídios, tanto para aproveitar as experiências acumuladas nos períodos letivos presenciais pós-pandemia, quanto para propor um período regular, caso não haja possibilidade de retorno até o final do ano.

Os calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1, para cursos presenciais de graduação dos quatro campi da instituição, foram suspensos em reunião extraordinária do conselho em 20 de abril.

Dos 14.104 estudantes que participaram de consulta da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) sobre atividades remotas, 83% têm acesso a computador ou notebook e 90% à internet de banda larga. Segundo o levantamento, 76% disseram que participariam das atividades e 70% declararam ter condições adequadas para aprendizagem remota. A pesquisa foi disponibilizada para 28.578 estudantes com matrícula ativa na UFPB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias