Quarta, 08 de Julho de 2020 08:10
(83) 9 9602 8302
Paraíba LEITOS

Fiscalização do CRM constata ocupação total de leitos para Covid-19 em Patos

Vistoria também identificou menos leitos leitos que o previsto em Plano de Contingência da SES.

29/05/2020 07h24
Por: São Bento em Foco Fonte: Jornal da Paraíba
Fiscalização do CRM constata ocupação total de leitos para Covid-19 em Patos

Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM), constatou que todos os leitos reservados para tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, no Sertão da Paraíba, estão ocupados. Segundo o Conselho, com os 20 leitos de enfermaria e 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, outros pacientes que necessitem de internação precisarão ser transferidos para hospitais em Piancó ou Pombal, a partir desta quinta-feira (28).

A vistoria do CRM também constatou que o Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro possui menos da metade dos leitos previstos no Plano de Contingência da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No documento, estão previsto à funcionamento 30 leitos para adulto de UTI e 32 de enfermaria, e destes, 16 leitos de UTI e 18 de enfermaria. Porém, segundo o CRM, a unidade hospitalar possui 20 leitos de enfermaria e 10 de UTI, e destes, apenas 7 possuem respiradores.

“Sabemos que está sendo construído um novo espaço onde haverá mais 8 respiradores disponíveis para a população, nos próximos 15 dias. Mas precisamos desses equipamentos e leitos para hoje. Estamos em uma situação muito difícil, informando e buscando soluções junto ao governador do Estado e ao secretário de Saúde”, destacou o conselheiro Umberto Joubert, que realizou a fiscalização com o conselheiro Jânio Rolim.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) realizou vistorias na unidade no último sábado (23) e nesta quinta-feira (28). O presidente do órgão, Roberto Magliano, ressaltou que as fiscalizações têm acontecido com o objetivo de cobrar providências e colaborar com a efetivação das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na Paraíba, e afirmou que por meio das vistorias já é possível observar um colapso no sistema de saúde de determinadas regiões, como em Patos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias