Domingo, 07 de Março de 2021 20:28
(83) 9 9602 8302
Paraíba NA PARAÍBA

Paraíba concentra 1,2% dos empreendedores da terceira idade no Brasil

Conforme estudo realizado pelo Sebrae sobre o tema, a Paraíba conta com 23.200 empreendedores da terceira idade, ou seja, que possuem 65 anos ou mais.

05/02/2021 10h39
Por: São Bento em Foco Fonte: PBAgora
Paraíba concentra 1,2% dos empreendedores da terceira idade no Brasil

Seja por necessidade ou por satisfação pessoal, o empreendedorismo tem sido um caminho cada vez mais escolhido por brasileiros da terceira idade, que vislumbram na abertura ou na continuidade do próprio negócio uma alternativa para se manterem ativos no mercado ou como uma forma de incrementar seus rendimentos financeiros. Conforme estudo realizado pelo Sebrae sobre o tema, a Paraíba conta com 23.200 empreendedores da terceira idade, ou seja, que possuem 65 anos ou mais.

O número faz parte do estudo “Empreendedorismo na 3ª Idade”, realizado pelo Sebrae Nacional, com base em dados do terceiro trimestre de 2020, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme os números, os mais de 23 mil empreendedores paraibanos da terceira idade representam 1,2% de cerca de 1,9 milhão de donos de negócios no Brasil que possuem 65 anos ou mais.

Para a gerente regional do Sebrae Paraíba, Madalena Arruda, os números demonstram uma nova realidade do mercado. “É uma realidade que mostra claramente o quanto a terceira idade ainda tem a oferecer ao mundo ao seu redor, não só por necessidade, mas também para encontrar uma nova atividade e um novo propósito, se tornando também uma alternativa interessante para essa etapa da vida”, afirmou. 

Panorama brasileiro – Realizado com o objetivo de identificar o perfil dos empreendedores que possuem 65 anos ou mais, o estudo do Sebrae também revelou que a maior parte dos empresários brasileiros da terceira idade (50%) está na região Sudeste. Em seguida, aparece a região Nordeste, com 19% do total. Já no Sul do Brasil estão 15% desses empreendedores, seguido pelo Centro-Oeste (8%) e pelo Norte (8%).

Em relação ao setor de atuação, os números nacionais indicam que 36% dos empreendedores da terceira idade estão no setor de serviços, 23% na agropecuária, 19% no comércio, 14% na indústria e 8% na construção civil. A maior parte desses empresários (73%) é do sexo masculino, enquanto 27% são mulheres.

Já em relação ao tempo de exercício da atividade atual, os números indicam que 92% estão no mercado há dois anos ou mais, 5% têm entre um mês e um ano de atuação, 3% entre um ano e menos de dois anos, enquanto 1% tem menos de um mês de exercício da atividade atual.

“Diante dos dados, a dica que deixo aos empreendedores da terceira idade é que aproveitem a sua experiência de vida para montar ou dar continuidade ao seu negócio, mas sem abrir mão de mentorias, consultorias e capacitações. Não é porque você tem experiência que deve ter medo de pedir ajuda, pois não é só a experiência que te dará todas as competências necessárias para gerir uma empresa. Sendo assim, amadureça também a sua ideia, oportunidade ou o seu negócio”, concluiu Madalena Arruda.   As informações são do Sebrae/PB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias