Segunda, 23 de Maio de 2022
25°

Poucas nuvens

São Bento - PB

Geral Rio Grande do Norte

Augusto Severo recebe homenagem no Complexo Cultural Rampa

Governo do Estado resgata figura histórica do RN com celebração artístico-cultural no Complexo Rampa.

12/05/2022 às 21h25
Por: São Bento em Foco Fonte: Secom Rio Grande do Norte
Compartilhe:
Foto: Sandro Menezes/ASSECOM-RN
Foto: Sandro Menezes/ASSECOM-RN

Uma homenagem histórica ao político e inventor potiguar Augusto Severo foi realizada pelo Governo do Estado na tarde desta quinta-feira (12), às margens do Rio Potengi, no Complexo Cultural Rampa, localizado no bairro de Santos Reis para relembrar os 120 anos do encantamento do pioneiro da aviação mundial.

Convidados, artistas, imprensa e autoridades prestigiaram a solenidade que contou a presença do advogado Armando Holanda que representou a família de Augusto Severo.

A Governadora Fátima Bezerra destacou que, apesar de Augusto Severo receber inúmeras homenagens ao longo da história, é necessário preservar a memória deste importante personagem norte-rio-grandense: “É por isso que estamos aqui mostrando a biografia do inventor do revolucionário dirigível Pax neste Complexo Rampa que está sendo revitalizado e tem como objetivo preservar a memória e o patrimônio do Rio Grande do Norte. E destaco aqui o trabalho importantíssimo do nosso Vice-Governador Antenor Roberto que resolveu inúmeras pendências para regularizar a cessão do prédio da Rampa junto ao Governo Federal”, frisou.

O evento celebrativo foi iniciado com a abertura musical do instrumentista Joedson Silva e da Banda da Policia Militar que interpretaram clássicos da música potiguar como “Royal Cinema” e “Serenata do Pescador”.

Alunos da 5ª série da Escola Municipal Augusto Severo, de Macaíba, interpretaram o Hino “Augusto Severo” para celebrar a memória do potiguar visionário que morreu em Paris em 1902 realizando o sonho humano de voar.

Hino e Livro

Durante a solenidade ocorreu o lançamento do livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”. O projeto Rampa – arte museu paisagem é apoiador da publicação, já que a curadoria tem como um de seus conceitos geradores o verbo “voar” e, portanto, encontra em Augusto Severo importante inspiração.

A obra é organizada pela jornalista, pesquisadora e artista plástica Ângela Almeida, pelo jornalista, escritor e editor de livros Helton Rubiano, pelo designer e artista visual Rafael Campos e pela publicitária, designer e fotógrafa Michele Holanda. Publicado pela EDUFRN – Editora da UFRN, o livro possui mais de 90 páginas repletas de arte, memórias e história.

Duas obras artísticas marcaram a cerimônia: a mostra “Coragem e Voar”, do potiguar João Natal, que apresenta malas simbolizando o desejo das viagens aéreas; e a escultura “Fundamentum Lapis” do artista paraibano José Rufino, que une criação humana e natureza. O evento apresentou no encerramento uma projeção mapeada narrando a trajetória de Augusto Severo, produzida pelo artista Wilberto Amaral.

Cultura e Turismo

“Um dos guardiões do Rio Potengi, o Complexo Cultural Rampa agora projeta novos voos. Um sonho que também é vivido com a mesma ousadia que impulsionou Augusto Severo aos céus. Teremos nesse lugar, em breve, um espaço de arte contemporânea que trará ainda mais vitalidade para a cena cultural do nosso estado. Aqui acontecerá o casamento perfeito entre a cultura e o turismo. No início do século XX, Natal foi rota obrigatória dos grandes exploradores aéreos, e agora se tornará, no início do século XXI, rota obrigatória para o turismo cultural e para as grandes exibições de arte contemporânea”, ressaltou a Secretária Estadual de Turismo, Ana Maria Costa.

Para o Diretor-Geral da Fundação José Augusto Crispiniano Neto o evento ganha enorme importância por integrar o conjunto de reaberturas de equipamentos culturais empreendidas pelo Governo do Estado desde o ano passado. “Celebrar Augusto Severo no Complexo Cultural Rampa neste 12 de maio é celebrar também o processo de valorização da nossa cultura no qual se insere o resgate do Teatro Alberto Maranhão, Biblioteca Câmara Cascudo, Forte dos Reis Magos e Pinacoteca do Estado que estavam fechados e retornaram para a população”.

A cerimônia teve ainda uma homenagem especial da Governadora Fátima Bezerra a Graco Magalhães, histórico aviador militar e civil que serviu a onze governadores e interventores estaduais no RN.

Macaíba e Parnamirim

As comemorações alusivas à memória de Augusto Severo foram iniciadas na manhã desta quinta (12) e incluíram uma missa e um cortejo artístico-cultural realizado em Macaíba, além de uma exposição aberta no Complexo Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim.  A mostra apresenta imagens, quadros, banners, jornais e obras referentes a trajetória do inventor potiguar. O acervo é pertencente a pesquisadora Leide Câmara organizado pelo grupo de organização do da comemoração do encantamento de Augusto Severo.

Acompanharam a governadora o vice-governador, Antenor Roberto, os secretários Gustavo Coelho (SIN), Getúlio Marques (Educação), Iris Oliveira (Sethas) e Guilherme Saldanha (Sape), o Procurador Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, e o diretor da FJA, Fábio Lima.

Além dos já citados, participaram da solenidade do Complexo Cultural Rampa,  o advogado Armando Holanda, o Reitor da UFRN, José Daniel Diniz, a Reitora da UFERSA, Ludmila Oliveira, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Iaperi Araújo, a Desembargadora Maria de Lourdes, o Juiz Federal Ivan Lira, a professora Ângela Paiva, coordenadora do Projeto Pax, o Superintendente do Grupo Neoenergia Júlio Giraldi, Levi Pereira (Instituto Histórico e Geográfico do RN), Leide Câmara (Academia Norte-rio-grandense de Letras), o Capitão de Mar e Guerra João Neto (3º Distrito Naval), Pedro Brito (Grupo Augusto Severo),  o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, além dos vereadores de Natal Divaneide Basílio, Brisa Bracchi, Ana Paula Araújo, Margarete Régia, Eribaldo Medeiros e Herberth Sena.

A Biografia de um pioneiro 

Filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e Feliciana Pedroza de Albuquerque Maranhão, Augusto Severo nasceu no dia 11 de janeiro de 1864, em Macaíba, cidade localizada a 20 km da capital potiguar. Morreu em 12 de maio de 1902, em Paris. Tinha 13 irmãos e um grande sonho: voar. Seus estudos primários foram realizados em Natal e os secundários, na Bahia, onde foi amigo de Ruy Barbosa e Castro Alves. No Rio de Janeiro, iniciou o curso de Engenharia Civil. 

Antes de concluir o curso, Augusto Severo volta ao RN, iniciando assim uma nova e marcante fase em sua vida: a das invenções. A criação da Pipa, em novo formato, era só o início da carreira do inventor. A continuidade desta incrível história o público vai poder conferir no livro.
 
Complexo Cultural Rampa

O Complexo Cultural Rampa é um equipamento do Estado do RN. O projeto de ocupação artística do espaço, Rampa – arte museu paisagem, da Casa da Ribeira, tem patrocínio da Brisanet. A Neoenergia Cosern é patrocinadora da Fase 1, dirigida exclusivamente para a Ação Memória e Educação, com benefícios da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, Fundação José Augusto e Governo do RN. A produção executiva é da House Cultura. 

Com uma área de 11 mil m², o Complexo incluirá dois espaços de exposição, salas educativas, café e restaurante, recepção, bilheteria, área externa de eventos para três mil pessoas, estacionamento e a calçada Potengi, espaço com visão privilegiada do rio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bento - PB Atualizado às 23h32 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 32°

Ter 31°C 21°C
Qua 32°C 21°C
Qui 33°C 22°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias